quarta-feira, 11 de março de 2015

Tu cá tu lá ou 3ª pessoa!



"Olha lá, desde quando é que tu e o teu filho se tratam por você?!!!! "

Perguntaram me hoje.
Desde nunca. 
Pois eu e o meu filho não nos tratamos por você.

Acontece de forma descontraída. Sem obrigações. Sem marcas. Quando queremos.

Que fique claro que não acho que tratar ou ser tratado pelos filhos ou por quem quer que seja por "você", uma referência a pedantismo.
Cada um trata como acha que faz sentido. E não é o "tu" ou o "você" que dá ou tira respeito.

O G trata me na grande maioria das vezes por "tu" mas não tolero um TU expressivo, soa-me mal.
Não gosto. Ponto!

Quando se refere a mim sou "a mãe" é "a tia", "o pai" e por aí diante!

Quando quer alguma coisa (tem graça) sim, trata me na 3ª pessoa. Nunca o obriguei. Nunca achei que me respeitava mais ou menos por isso.

Somos cúmplices, dizemos disparates mas principalmente amamos-nos incondicionalmente.

Não tem a ver com pseudo "tias" do Restelo, ou de um apelido "do Espírito Santo Sá e Cunha", mas por que soa melhor.
Tenho imensas amigas e familiares que tratam ou se tratam por "você" nunca me fez confusão. Trato por tu, e por você e não deixo de ser a mesma pessoa! De dar o mesmo.

Sinceramente, este assunto não me incomoda, é me linear. 

Já o dar só um beijo, enerva me.
Gosto de beijos. Gosto de abraços.
Gosto do toque.
A um só beijo, quase prefiro um aperto de mão.

Não gosto de crianças mal educadas, por tu ou por você. 
Que berram. 
Que não sabem estar.
Que não pedem "por favor" e não sabem dizer "obrigada".
Que não sabem agradecer com um olhar.

Irritam-me os pais que educam mal educados. Frios e petulantes. Sejam tratados por tu ou por você.

Irrita-me ir jantar, e ter de ouvir berros, guinchos e birras quando tirei o dia ou a noite, abri a carteira para ter umas horas de sossego e degustação.

Sou mãe e nunca deixei que acontecesse.
Não sou, nunca fui, nem serei imune a miúdos mal educados e a pais com surdez selectiva.

Incomoda-me crianças que não gostam de animais.
Que não partilham.

Tratem lá as vossas crias como quiserem, fazendo parte ou não daquilo que acham correcto, mas principalmente ensinem a Amar e a ser grato. Todos os dias! 

Sem comentários:

Enviar um comentário